FI.ME.004-01 – Falando de Mecânica – Caçando palavras.

Caçando palavras.

Falando de mecânica!

       A FÍSICA, para facilitar o estudo dos FENÔMENOS NATURAIS, foi desmembrada de suas coirmãs QUÍMICA e BIOLOGIA. Cada uma por sua vez foi subdividida em suas partes, para no final compor o todo. No final elas se unem como um grande edifício das ciências naturais.
A Física é por sua vez subdividida em várias grandes áreas. Uma delas é a MECÂNICA. Na Mecânica, estudamos os corpos em EQUILÍBRIO ESTÁTICO sob a ação de umSISTEMA de forças, os MOVIMENTOS dos corpos sem se preocupar com as causas e por último a relação entre os movimentos e as FORÇAS, que são responsáveis pela modificação do estado de movimento dos corpos.
Foram identificadas três GRANDEZAS, a partir das quais é possível definir todas as demais envolvidas no estudo da mecânica. São as grandezas FUNDAMENTAIS. São elas o COMPRIMENTO, que é medido em METROS(m), ou seus submúltiplos, a MASSA, medida em quilogramas (kg), e o TEMPO medido em SEGUNDOS  (s). Esse sistema recebe a denominação MKS.
Quando um corpo se move de um ponto A para um ponto B, denominamos a distância entra A e B de DESLOCAMENTO. Dividindo o deslocamento pelo tempo gasto no percurso obtemos a RAPIDEZ com que ele se desloca, a qual denominamos VELOCIDADE. Esta nova grandeza é derivada de comprimento e tempo, sendo sua UNIDADE também derivada, portanto é “metros por segundo”, simbolicamente (m/s). Se durante o deslocamento a velocidade variar podemos medir essa VARIAÇÃO e dividir pelo tempo. Teremos uma nova grandeza que denominamos ACELERAÇÃO. Sua unidade será o metro por segundo ao quadrado” (m/s²).
Isac Newton formulou algumas leis da Mecânica e de acordo com a segunda LEI DE NEWTON, a força aplicada a um corpo, produz nele uma aceleração diretamente proporcional à força e inversamente proporcional à massa. Isso pode ser traduzido numa fórmula (F = m.a). Multiplicando a massa do corpo pela aceleração, obteremos a intensidade da força e essa será medida em kg.m/s². Essa nova unidade foi batizada com o nome de newton(N), em homenagem ao formulador da lei que permite sua determinação.
Quando a força aplicada a um corpo, provoca um deslocamento, ela realiza um TRABALHO. O valor do trabalho é tanto maior quanto maior for a INTENSIDADE da força e também do deslocamento. Por isso temos que Τ = F.⁩x. Uma nova grandeza medida em N.m, que por sua vez recebe o nome de um físico francês de nome Charles Prescott JOULE(J).
Sabemos que o motor de um carro tem uma coisa chamada POTÊNCIA. Essa grandeza tem a ver com a rapidez com que é realizado o trabalho. Dividindo o trabalho pelo tempo, encontramos a potência e sua unidade é o joule/s ou J/s. Essa unidade homenageia o engenheiro e pesquisador escocês James WATT (W). Notamos que as grandezas que vão sendo definidas podem ser expressas em última análise por uma expressão formada com as unidades de comprimento, massa e tempo. É parte estudada pelas equações DIMENSIONAIS.
Há ainda outras grandezas que são usadas no estudo dos fenômenos da mecânica. Temos por exemplo a massa ESPECÍFICA, obtida pela divisão da massa do corpo por seu volume(m/V = μ), cuja unidade será o kg/m³. Habitualmente é confundido com DENSIDADE, pois quando usamos, em lugar de kg e m³, g e cm³, o valor da massa específica é igual à densidade. A densidade é dita adimensional, pois mede a razão entre as massas específicas de duas substâncias, onde uma delas é tomada como referência, geralmente a água. Por isso não tem unidade.
Há uma outra grandeza importante no estudo da estática e dinâmica, denominada MOMENTO estático. Também é calculado multiplicando a força por uma distância, mas não de deslocamento e sim entre o ponto de aplicação da força e outro ponto de possível rotação do corpo. Sua unidade é o N.m e não recebe denominação especial. Há um importante teorema sobre os momentos em um sistema em equilíbrio denominado teorema de VARIGNON. Você certamente já viu nas especificações do seu veículo automotor. Como grande parte das fábricas de motores e suas tecnologias são de origem inglesa ou germânica, as unidades usadas são antigas. Por isso o TORQUE,  outra denominação dada ao momento estático, aparece medido em kgf.m ou simplesmente kgm. O quilograma-força(kgf) é a unidade de força de um sistema de unidades anterior ao estabelecimento do SI(Sistema Internacional de Unidades). Nesse sistema as grandezas fundamentais são comprimento, força e tempo, sendo a massa uma grandeza derivada, denominada UTM(Unidade técnica de massa), pois o sistema MKFS ou MKgfS e também conhecido como Sistema Técnico Métrico.
As palavras e expressões maiúsculas, estão misturadas no quadro abaixo. Copie e cole em seu computador. Imprima para poder resolver o diagrama.
D
V
V
O
L
U
M
E
N
A
X
V
O
F
E
G
T
H
D
K
A
N
N
O
H
L
A
B
A
R
T
N
S
E
T
Y
I
Z
R
Y
G
Z
N
A
I
E
R
R
N
O
P
K
K
P
M
S
I
N
T
E
N
S
I
D
A
D
E
T
E
T
Y
O
E
F
G
P
E
D
G
N
X
Z
S
N
M
A
C
V
A
T
N
G
N
U
B
I
O
L
O
G
I
A
O
N
I
A
U
N
S
A
O
I
D
P
I
P
H
L
A
Ç
M
N
F
R
B
E
I
U
N
I
D
A
D
E
K
J
F
F
A
E
I
I
Q
M
O
I
V
R
S
R
P
N
Q
Q
U
Í
M
I
C
A
X
A
N
O
C
Q
W
Ç
L
A
R
M
T
K
K
R
A
Ç
C
C
A
U
X
A
Q
F
I
S
I
C
A
N
N
E
S
Ã
V
O
I
Q
A
D
K
E
O
O
T
D
N
F
F
L
S
O
P
L
S
F
K
M
O
Q
L
S
Z
D
S
E
G
U
N
D
O
S
I
P
F
T
A
S
S
A
M
E
O
E
E
O
R
T
T
E
A
M
G
C
Q
P
A
Z
D
T
N
A
A
J
R
T
Ê
D
T
Q
T
O
R
Q
U
E
E
T
E
L
L
Ç
R
T
N
Q
N
A
M
M
K
S
Q
D
V
K
M
E
C
A
N
I
C
A
E
F
I
P
W
Y
Q
N
R
A
O
A
I
I
N
N
I
M
M
E
K
R
Q
U
O
A
S
V
N
V
V
R
R
S
A
D
E
Q
U
I
L
I
B
R
I
O
E
S
T
Á
T
I
C
O
M
S
J
M
K
T
K
G
H
B
F
S
S
T
T
S
A
T
A
R
M
E
T
R
O
T
W
A
T
T
V
H
U
T
M
W
D
Y
P
N
P
A
J
R
I
A
V
E
K
R
T
E
V
R
N
E
W
T
O
N
Ç
O
T
N
E
M
I
V
O
M
Y
S
U
T
X
O
E
U
D
W
P
Q
R
P
I
R
T
A
D
Q
F
U
Z
P
Q
Y
W
A
L
Ç
F
O
R
Ç
A
S
D
T
Ç
V
E
L
O
C
I
D
A
D
E
P
O
T
I
Y
R
K

Curitiba, 16 de outubro de 2017 (republicação).

Decio Adams

[email protected]

adamsdé[email protected]

[email protected]

@Dcioadams

www.facebook.com/decio.adams

www.facebook.com/decioadams.matfisonline

www.facebook.com/livros.decioadams

Celular e WhatsApp:  (41) 998050732

Telefone: (41) 3019-4760

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *